terça-feira, 24 de abril de 2012




Comedouro para pássaros feito de embalagem tetrapackComedouro florido com hastes para os pássaros

Quer atrair pássaros pra sua varanda ou seu jardim e está sem ideias pra fazer um comedouro? Então vamos reciclar uma embalagem tetrapack de leite e providenciar um espaço apropriado para os bichinhos poderem fazer a refeição.
Você vai precisar de uma caixa de leite muito bem lavada, tinta PVA branca para a base, tintas de artesanato para colorir os desenhos, verniz a base de água, caneta permanente, dois gravetos e um cordão.

Com régua e caneta risque as linhas do quadroUsando régua e caneta, trace as linhas do quadro que será aberto na lateral da caixa de leite.
Eu desenhei o quadro a 5 cm do topo e 3 cm da base com 1 cm de moldura de cada lado. Também demarquei uma linha de corte dentro do quadro a 3 cm de baixo pra cima.Confira o posicionamento do quadro
Corte as linhas do quadroCom um estilete cortei as laterais marcadas e a linha de baixo.
Dobrei a aba para cima e cortei a linha demarcada usando uma tesoura. Assim teremos uma espécie de telhado no comedouro.Dobre a aba e corte com tesoura
Fure as abas superiores para passar a hasteFure no meio da lateral para o suporte dos pássaros
Desdobrei as abas superiores da caixa e furei dos dois lados usando a ponta da tesoura.Na parte da frente, dos dois lados, eu fiz um furo para passar a haste que servirá de pouso para os pássaros.
Pinte a base com tinta PVA brancaPinte toda a caixa com tinta PVA branca. Eu precisei passar duas demãos para cobrir melhor. Depois dei mais uma mão com tinta branca acrílica. Agora é esperar secar.
Depois de seco eu fiz desenhos a mão livre mesmo. Eu escolhi flores pra combinar com o espaço onde vai ficar o comedouro.Depois de seco eu desenhei flores
Pinte os desenhosPintei os desenhos bem coloridos usando tintas acrílicas de artesanato.
Com caneta permanente eu desenhei detalhes como as hastes das flores e arabescos. Assim completei os espaços vazios. Terminei passando uma mão de verniz a base de água pra proteger a pintura.Desenhe detalhes bacanas
Coloque uma haste para os pássaros pousaremColoque nos furos da parte da frente, atravessando de um lado para o outro, o graveto onde os pássaros poderão pousar se quiserem. Eu usei um galho de árvore mesmo, mas você pode usar um espetinho. O alimento será colocado aí dentro depois.
Do mesmo jeito passe um graveto nos furos das abas superiores. Ele será o suporte para pendurar nas árvores ou na sua varanda.Coloque a haste superior do suporte

Em cada ponta amarre uma corda
Amarre uma corda, um nó em cada ponta.
Pronto, aí está o comedouro de pássaros prontinho pra ser pendurado cheinho de alimento para os bichinhos. Use sementes e grãos apropriados ou frutas, que eles adoram.E aí está o comedouro dos pássaros prontinho

O meu comedouro pendurei nas pitangueiras da horta. Além dele ser um recipiente bacana pra colocar a comida dos passarinhos, também dá um charme especial, enfeitando as árvores.
Fotos: Cris Turek


Corte os moldes no papel con-tactQuem meteu a mão na tesoura e fez um projeto desses foi um casal americano. Eles usaram Con-tact translúcido para recortar os moldes que foram colados no vidro criando o padrão que lembra uma pintura em stencil.

Depois de recortados, os moldes foram colados sobre o vidro um a um formando o padrão decorativo como vemos abaixo.

Vidro decorado com plásticos adesivos translúcidos

É trabalhoso? Muito, mas fica bem mais em conta que uma cortina e tem a vantagem de manter o ambiente claro durante todo o dia.
Quer tentar? Preste atenção para as dicas que eles deram:
  • Recorte o seu molde (clique aqui para ampliar) num papel firme e desenhe no lado do avesso do contact.
  • Para um recorte mais perfeito, mantenha a tesoura em movimento ao invés de fazer pequenos cortes.
  • Limpe bem o vidro antes de começar a aplicar os adesivos. Limpe também durante o processo, caso deixe no vidro qualquer digital sua.
  • Retire o papel protetor do contact com muito cuidado para que ele não grude em si mesmo, ou esse molde estará perdido para o projeto.
  • Aplique o contact posicionando uma das pontas e curvando o papel lentamente sobre o vidro até fixar toda a superfície. Depois com um pano macio retire delicadamente as bolhas do centro para fora. Não faça força ou o contact ficará marcado.
  • Encaixe o molde seguinte alinhando com o molde anterior, e assim por diante.
  • Acesse Seventh House on the Left para ler o artigo em inglês.

Se você até topa ter trabalho, mas nem tanto, sugiro essa outra alternativa dada pelo Design Sponge. Recorte o adesivo translúcido no tamanho exato do vidro a ser decorado e depois desenhe sobre ele, do lado direito, usando caneta permanente. Aí o resultado fica por conta do seu talento.Con-tact com desenhos feitos à mão livre

Nesse caso depois é proibido usar álcool ou produtos de limpeza, obviamente.
Todas as dicas estão ótimas, oferecendo mil possibilidades criativas. Mas se você é do tipo super preguiçoso, leia nossa outra dica, daquelas bem moleza, clique Adesivos translúcidos, solução econômica para sua janela.
Lá tem dicas valiosas sobre o produto.
Minha almofada feita com tecido estampado na técnica do Batik

Estampas exclusivas são um desejo bem comum para quem quer criar peças de artesanato com diferencial. A estamparia em tecido usa várias técnicas, entre elas o Batik, sistema que facilita a realização desses desejos de tecidos únicos. Mas o que é o Batik?
O Batik é uma técnica onde o tecido é isolado com cera quente antes de receber a tinta e dessa forma os desenhos são criados com um toque muito pessoal, já que é impossível que uma peça seja reproduzida diversas vezes. Muito provavelmente criada pelos chineses, já que a origem exata ainda é duvidosa, o batik evolui com os javaneses que criaram instrumentos que facilitam sua aplicação.
Nós, que somos iniciantes nessa brincadeira, vamos usar uma ferramenta simples e bem conhecida para criar nossas estampas: o pincel. Os javaneses criaram um tipo de “cachimbo”, o chanting, com o qual os desenhos podem ser extremamente detalhados. Quem desejar se aprimorar na técnica deve procurar um curso presencial e descobrir os segredos dessa arte incrível de estampar tecidos.


Você vai precisar de um tecido de algodão para estampar e tintas de tecido bem diluídas em água. São tintas de tecido comum mesmo, mas quem tiver tintas de uso mais profissional também pode aplicar.
Antes de começar lembre de lavar o seu tecido para retirar toda a goma que possa haver nele e que impede que a tinta seja absorvida.

Faça um esboço no papel do desenho que deseja criarPrimeiro de tudo, faça um esboço no papel do desenho que deseja criar ou separe a gravura que quer reproduzir no tecido.
Corte o tecido no tamanho do projeto que vai elaborar e fixe-o sobre a área de trabalho com fita crepe.Fixe o tecido na área de trabalho
Baseado no esboço, desenhe o seu tecidoBaseado no esboço feito, desenhe o seu tecido. Pode ser lápis para costura ou lápis comum mesmo.
Leve a parafina para derreter no fogo. Essa é mesma parafina usada para fazer velas. Ela precisa fica bem transparente.  Para aber o ponto ideal, pingue a parafina num retalho do tecido. Ela deve ser absorvida totalmente. Se ficar parecendo um pingo de vela, é porque ainda está fria.Leve a parafina para derreter
Molhe seu pincel na parafinaMolhe seu pincel na parafina. O pincel deve ser de cerdas arredondadas e tamanho médio. Lembre de manter a parafina sempre aquecida para não perder o ponto. 
Passe o pincel com parafina sobre o desenho com bastante cuidado. Onde a parafina for aplicada a tinta não será absorvida. Dessa forma pode-se criar uma gama enorme de desenhos e gravuras.Passe o pincel com parafina sobre o desenho
Observem que o desenho vai sendo recoberto com a parafinaObservem que o desenho vai sendo recoberto com a parafina. As formas que são fechadas, como a estrela, precisam ser bem isoladas com a parafina. O Batik fica bacana com muitos detalhes no desenho, explore.
Comece a pintar o tecido com as tintas bem diluídas. Pode pintar sobre a parafina, sem medo.Comece a pintar o tecido
Aplique a tinta conforme seu projetoAplique as tintas conforme seu projeto. Observe como as cores não se misturam mesmo estando bem diluídas. Aguarde que o tecido seque totalmente. Seque na sombra.
Para retirar a parafina use um ferro bem quente. Coloque o jornal sobre as partes onde tem parafina e passe o ferro em cima. A parafina derreterá e será absorvida pelo jornal.Use um ferro quente e jornal para retirar a parafina
Troque o jornal várias vezesTroque o jornal várias vezes e retire o máximo possível de parafina. Alguns resquícios permanecem, e sairão com as lavagens.
Vejam como a parafina é absorvida pelo jornal.Vejam como a parafina é absorvida pelo jornal

Ao terminar de retirar a parafina, o seu tecido já estará pronto para ser usado em seu projeto, que pode ser uma bolsa, uma cortina ou outro objeto qualquer. Eu costurei uma almofada para minha sala. 

Almofada com tecido estampado em Batik para a salaAs ondas do mar e o sol que brilha sempre, já fazem parte do meu dia-a-dia, e adorei quebrar a seriedade do sofá com cores vivas.

Fácil, não acham? 
Como eu contei no início, os javaneses desenvolveram uma ferramenta que facilita a aplicação da parafina em desenhos bem miudinhos. De qualquer forma, com o pincel é possível criar muitas gravuras e soltar a imaginação.
Divirtam-se com essa opção e confiram também nossas dicas de Tie-Die, cliquem O que é o Tie-Die e como aplicar
Fotos e passo-a-passo: Cris Turek
Garrafas recicladas que e transformaram em lindos vasos
Como parte de nossa série de artesanato com reciclagem desse ano, vamos aprender a transformar garrafas de vidro em vasos modernos e muito bonitos. Se você guardou aquelas garrafas de vinho com formas interessantes, os vidros de azeite e outros recipientes de tamanhos variados, vai poder montar um belo conjunto de decoração.

Material para transformar suas garrafas em vasos

O material é muito simples:
  • suas garrafas de vidro
  • fita crepe
  • tinta esmalte
  • pincel  chato

A primeira coisa é lavar bem sua garrafa e retirar os rótulos. Se ficar algum resquício de cola, use Varsol Casa para limpar. Depois lave bem com água e sabão e seque.

Com a fita crepe crie os padrões geométricos que preferir. Eu fiz listas numa das garrafas, uma espiral na outra e traços aleatórios na terceira. Você pode usar adesivos redondos e fazer uma garrafa de poás, que tal? Ao terminar reforce bem os adesivos passando os dedos com uma boa pressão sobre a fita crepe.
Monte os padrões usando fita crepe

Pinte suas garrafas usando o pincel chato

Antes de começar a pintar, limpe novamente a superfície da garrafa para retirar qualquer sujeira que tenha ficado enquanto você colava a fita crepe. Depois usando o pincel chato pinte pincelando sempre na mesma direção. Eu dei 3 demãos para cobrir bem.

Aqui a grande dica é usar tinta spray. Além de aderir de forma mais homogênea, ela não escorre. Você aplica as 3 demãos de spray e o resultado fica bem mais perfeito.
Atenção: não espere a tinta secar totalmente para retirar a fita crepe. Se a tinta estiver muito seca ela pode descolar junto com a fita no momento em que você retirar. Então retire cuidadosamente com a tinta ainda úmida. Depois deixe suas garrafas terminarem de secar em lugar bem arejado.
Retire a fita crepe com cuidado


Quando estiver totalmente seco você pode usar um estilete para tirar as pequenas imperfeições que possam ter ficado da tinta que entrou por baixo da fita.
É isso. Meus vasos modernos ficaram prontos. Eu não usei nenhum verniz para proteger, mas caso você faça questão, lembre de usar verniz a base de água para não amarelar a tinta. No mais, sempre lavar com cuidado que o trabalho permanecerá por um longo tempo.
Garrafas de vinho recicladas em vasos modernos e bonitos

Fotos: Marcelo Pereto



Tapetinho feito com camisetas e suéteres usados

Vamos falar sério: todo mundo aí guarda no armário alguma camiseta ou suéter que já tá pedindo aposentadoria, mas que a gente teima em guardar porque dá pra usar em casa, tô errada? Eu pelo menos tenho uma pilha que estava separando pra doar até que pensei em usar numa reciclagem bem útil: fazer um tapetinho para o banheiro.
E olha que o tapete de retalhos de camisetas nem fica com cara de velho, como elas. Parece que ao adquirir nova função, até as cores saem mais revigoradas. A dica é usar também suéteres de lã, desses que podemos cortar com a tesoura e não desfiam pois ficam ainda mais macios sob os pés. Vamos ver como preparar esse tapete?

A primeira coisa é juntar uma boa porção de camisetas e casaquinhos de lã usados e transformá-los em linha de tricô. A dica é usar no mínimo 5 camisetas para um tapete pequeno, e caso deseje um mais comprido, vá aumentando a quantidade de camisetas.Prepare linhas de cores diferentes para o tapete
Prepare o fio para o tapeteA primeira coisa é cortar a sua camiseta em tiras com 3,5 cm de largura. Comece a cortar a camiseta sempre de baixo para cima, em movimento espiral, numa única tira, até chegar na altura das mangas. Vá cortando de modo que você vá circulando a largura da camiseta. Corte todas as camisetas escolhidas e emende as tiras umas nas outras costurando com linha normal.Lembre de alternar as cores e fazer uma composição agradável.
Usando agulhas de tricô bem grandes, observe essas da imagem, coloque 24 pontos na agulha e comece a tricotar usando pontos básicos do tricô como o ponto meia. Aprenda os pontos básicos clicando nesse link.Tricote uma carreira com 24 pontos
Continue tricotando normalmente até chegar no comprimento desejadoContinue tricotando normalmente até atingir o comprimento que você desejar para o seu tapetinho. Se for necessário, prepare mais linha de camisetas para terminar o tapete.
Para arrematar vamos fazer franjas bem simples e também em cores alternadas. Para elas use as mangas das camisetas cortadas em pequenas tiras. Com a ajuda de uma agulha, passe um laço nos pontos das bordas do tapete, como na imagem.Coloque franjas nas bordas
Passe a ponta da franja pelo laçoDobre as duas tiras soltas e passe pelo meio da alça que você acabou de preparar.
Puxe as tiras firmemente para que ajustem bem e depois corte as pontinhas em ângulo para ficar mais bem acabado.Corte as pontas em ângulo

A dica é fazer as franjas no comprimento que achar melhor e caso não goste de franjas, deixe seu tapetinho sem elas. Também fica bacana. Como o inverno está quase terminando, que tal separar os casaquinhos surrados, aqueles  ”de ficar em casa”, e transformá-los num desses tapetes? Faça isso logo e manda uma foto pra mim no:  blog@viladoartesao.com.br
Fonte: Eco-craft



Porta-grampos para lavanderia com reciclagem de camiseta velha
O verão passou, você fez aquela faxina no armário e sobrou umas camisetas velhas. Vamos reciclar? A dica de hoje é transformar uma camiseta de malha num porta-grampos para sua lavanderia. Apresento pra vocês a Papa-grampos.
Corte as laterais da sua camisetaCorte as laterais da camiseta fora, até o alto, como na imagem.
Reparem como eu desloquei a abertura da gola para baixo. A distância da gola até a base aberta da camiseta, é menor do que a distância na parte superior da gola. Percebam que eu cortei fora também, o excesso de tecido que sobrou na base da camiseta depois que desloquei a posição da gola.Desloque a abertura da gola para baixo
Aplique entretela termocolante no avesso da camisetaAbra a camiseta que já está toda cortada e aplique com o ferro quente, a entretela termocolante na parte maior pelo lado do avesso. A entretela vai dar estrutura ao porta-grampos e facilitar a costura da malha também.
Desenhe uma silhueta arredondada na lateral da camiseta, afunilando um pouco na altura da abertura. Esse desenho dará a forma de uma figura ao porta-grampos.Desenhe uma silhueta arredondada na lateral da camiseta
Corte fora a silhueta desenhadaDobre a camiseta ao meio, alinhe bem as laterais e corte fora a silhueta desenhada, de todo o sanduíche junto. Assim a figura fica bem posicionada.
Agora é só costurar as bordas abertas da camiseta, ou seja, as laterais e a base. Faça isso pelo avesso da camiseta. Se você não tem máquina, também pode costurar à mão, sem problemas. Use ponto atrás bem pequeno.Costure as bordas abertas
Desvire a costura para o lado direito e ajeite as pontasDesvire a costura para o lado direito e ajeite as pontas das costuras.
Decore a frente do porta-grampos com os detalhes que preferir. Como eu escolhi fazer uma Papa-grampos, e já desenhei uma silhueta na lateral pra dar esse formato de figura, eu apliquei feltros usando cola de tecido, e fiz grandes olhos com cílios. Acho que combinou com a grande boca aberta que come grampos de roupa da minha lavanderia.Decore a frente do porta-grampos
Papa-grampos, uma dica de reciclagem de camiseta velhaPra terminar basta dar um piquezinho no alto do porta-grampos e encaixar um cabide pequeno. O seu porta-grampos está prontinho para enfeitar sua lavanderia.

A escolha da decoração do seu porta-grampos depende das cores da sua camiseta e das estampas, se tiver. Mostrei pra vocês o passo a passo do modo mais simples e divertido. A decoração permite que você solte sua imaginação totalmente. A figura pode ser um gatinho, um cãozinho u uma galinha. Ou que tal decorar com flores e passarinhos?
Crie o seu porta-grampos e mande uma foto para blog@viladoartesao.com.br
Participe do nosso mural
Fotos: Cris Turek



Cortina de Feltro
Cortina de Feltro fechada
Cortina de Feltro com laço

Linda a almofada na poltrona, não acham? Então…………….vamos ao que interessa.
Eu sei que vocês gostam muito de dicas com passo-a-passo fáceis de fazer. Quem não tem muita habilidade consegue criar suas próprias peças sem sofrimento e para os que são mestres no assunto é só customizar e aumentar as possibilidades dentro das idéias que compartilhamos. Assim segue para vocês hoje um passo-a-passo de cortina feita usando feltro como material base, dica que vem lá do Design Sponge pelas mãos de Chela Edmunds. Mais simples do que essa cortina só se a sua janela for bem pequenininha. Duvida?
Junte:
  • Feltro na medida da altura e da largura da sua janela
  • Agulha e linha na cor que componha
  • Lápis ou giz e um molde para riscar os círculos
  • Tesoura
  • Pregos bem pequenos para fixar a cortina no caixilho da janela
Risque os moldesDepois de conferir a largura e a altura da janela com a metragem do tecido,  com o lápis ou o giz de costureiro desenhe os círculos no feltro. Use como modelo o que tiver mais ao alcance.
Recorte os moldesRecorte os círculos usando a tesoura( dãããã).
Não precisam ser perfeitosNão se preocupe se não ficarem perfeitos pois na hora de montar a cortina nenhum defeito ficará aparente.
Costure os moldesDepois costure um círculo no outro até ter toda a medida da janela coberta. Se você tem máquina de costura, essa etapa ficará bem mais rápida.

Tá pronta a cortina ? Agora com um martelo pregue os círculos no caixilho da janela com pregos bem pequenininhos, pois ela é uma cortina bem leve e não vai cair. Também dá para costurar os círculos de cima em argolas de madeira e fixar um varão bem transado sobre a janela. Assim você pode fazer uma cortina um pouco maior.
Duvidou?  Viu como é fácil?  Pode ser um pouco demorado se a sua janela for grande, mas continua sendo muito simples. Essa cortina a Chela bolou não para bloquear a luz do sol, mas apenas para criar um pouco de privacidade no ambiente sem torná-lo escuro. Especialmente porque ela tem uma vista linda do parque. Por esse motivo achei a dica genial.
Dicas:
Que tal usar outros tecidos? Eu pensei em chita, que vocês gostam tanto, mas pode ser qualquer tipo de tecido que combine com o seu espaço. Para manter o tecido firme podemos usar entretela termocolante e até tornar os círculos dupla face. Lembre que a entretela termocolante não deve ser passada e sim pressionada até completar a colagem, e isso tudo é feito antes de marcar os moldes e recortar. Caso prefira usar a entretela de costura, use cola de tecido para fixar as partes.
Também dá para customizar os círculos de feltro com vários tipos de aplicações no miolo, desde botões até outros tecidos.
Você tem uma sugestão diferente? Eu não me canso de insistir, compartilhe. Escreva.
Fonte: Design Sponge por Chela Edmunds